"...e os espalhei entre as nações, e foram dispersos pelas terras;
conforme os seus caminhos, e conforme os seus feitos, eu os julguei."
Ezequiel 36:19
Após a morte do rei Salomão, o reino de Israel foi dividido: no norte
onde habitavam dez tribos, a cidade de Samaria era a capital. No sul,
as tribos, de Judá e Benjamim constituíram um reino mais forte, e
sediado em jerusalém. Passado por altos e baixos em seu
relacionamento com Deus, o dividido povo ainda permaneceria por
algum tempo em sua terra.
Desde então, a história bíblica desta nação nos relata a ocorrência
de quatro dispersões consecutivas. A primeira, descrita em II Reis 11:29,
ocorre em 732 a.C, no chamado cativeiro galileu. Nesta ocasião uma
parte das dez tribos do norte foi levada para a Assíria, região leste do
rio Eufrates. A segunda dispersão, contada em II Reis 17 :1-6, foi mais
abrangente e corresponde ao fim do reino setentrional de Israel. Isto se
deu mais tarde, por volta de 722 a.C.
O reino do sul, com com capital em Jerusalém, continuou existindo por
mais de um século, quando finalmente sucumbiu diante da potência militar
babilônica . Em II Crônica 36: 17-21. temos a confirmação deste fato,
consumado em 586 a.C. O cativeiro de Judá trouxe uma nova etapa para
a vida do Povo de Israel. Expulsos de sua terra, ficaram em Babilônia por
70 anos, até que Ciro, do reino da Pérsia, promulgasse um edito lhes
permitindo voltar. Na época nem todos os israelitas voltaram desta terra
que hoje fazem parte do Irã e do Iraque. Desta região foram seguindo para
o norte, se estabelecendo em outras nações. Mas os poucos que voltaram,
viveram na dominada terra de Israel e sua santa cidade de Jerusalém.
Submetidos ao governo dos medos, persas, gregos e romanos, os judeus
sempre almejaram o dia da liberdade, quando o Messias da linhagem de Davi
traria a tão sonhada independência. No entanto, esse Messias, que sabemos
ter sido Cristo Jesus, foi rejeitado e crucificado por seu povo. Esse ato de
rebelião contra a vontade divina trouxe para Israel o seu último e definitivo
cativeiro. Entre 66 e 70 de nossa era, em uma luta aguerrida contra os
romanos, os judeus foram vencidos e forçado à escravidão. Nos anos
posteriores a 70, nada se via nesta terra, que pudesse indicar uma
restauração. Até que chegou o tempo determinado por Deus para a
figueira tornar a brotar.
O que apenas restou da antiga Jerusalém foi
seu murro das lamentações (murro do templo).
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu, e também do grego.
ResponderExcluirRomanos 1.16
Muitos dos judeus, pois, leram este título porque o lugar onde Jesus foi crucificado era próximo da cidade e estava escrito em hebraico, latim e grego. João 19.20
Chegou também a Derbe e Listra. E eis que estava ali certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma judia crente, mas de pai grego
Atos 16.1
Paulo quis que este fosse com ele e, tomando-o, o circuncidou por causa dos judeus que estavam naqueles lugares porque todos sabiam que seu pai era grego.
Atos 16.3
Quando estava para ser introduzido na fortaleza, disse Paulo ao comandante: É-me permitido dizer-te alguma coisa? Respondeu ele: Sabes o grego?
Atos 21.37
Porque não me envergonho do evangelho, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê primeiro do judeu, e também do grego.
Romanos 1.16
tribulação e angústia sobre a alma de todo homem que pratica o mal, primeiramente do judeu, e também do grego
Romanos 2.9
glória, porém, e honra e paz a todo aquele que pratica o bem, primeiramente ao judeu, e também ao grego
Romanos 2.10
Porquanto não há distinção entre judeu e grego porque o mesmo Senhor o é de todos, rico para com todos os que o invocam.
Romanos 10.12
Mas nem mesmo Tito, que estava comigo, embora sendo grego, foi constrangido a circuncidar-se
Gálatas 2.3
Não há judeu nem grego não há escravo nem livre não há homem nem mulher porque todos vós sois um em Cristo Jesus.
Gálatas 3.28
onde não há grego nem judeu, circuncisão nem incircuncisão, bárbaro, cita, escravo ou livre, mas Cristo é tudo em todos.
Colossenses 3.11
Tinham sobre si como rei o anjo do abismo, cujo nome em hebraico é Abadom e em grego Apoliom.
Apocalipse 9.11
É porventura Deus somente dos judeus? Não é também dos gentios? Também dos gentios, certamente,
ResponderExcluirRomanos 3.29
os quais somos nós, a quem também chamou, não só dentre os judeus, mas também dentre os gentios?
Romanos 9.24
Isto pois lhes pareceu bem, como devedores que são para com eles. Porque, se os gentios foram participantes das bênçãos espirituais dos judeus, devem também servir a estes com as materiais.
Romanos 15.27
Pois, enquanto os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria,
1 Coríntios 1.22
nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos,
1 Coríntios 1.23
mas para os que são chamados, tanto judeus como gregos, Cristo, poder de Deus, e sabedoria de Deus.
1 Coríntios 1.24
Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus
1 Coríntios 10.32
Não vos torneis causa de tropeço nem a judeus, nem a gregos, nem a igreja de Deus
1 Coríntios 10.32
Pois em um só Espírito fomos todos nós batizados em um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos quer livres e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.
1 Coríntios 12.13
Mas, quando vi que não andavam retamente conforme a verdade do evangelho, disse a Cefas perante todos: Se tu, sendo judeu, vives como os gentios, e não como os judeus, como é que obrigas os gentios a viverem como judeus?
Gálatas 2.14
Pois vós, irmãos, vos haveis feito imitadores das igrejas de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia porque também padecestes de vossos próprios concidadãos o mesmo que elas padeceram dos judeus
1 Tessalonicenses 2.14
1 Tessalonicenses 2.14
Conheço a tua tribulação e a tua pobreza (mas tu és rico), e a blasfêmia dos que dizem ser judeus, e não o são, porém são sinagoga de Satanás.
Apocalipse 2.9
Eis que farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não o são, mas mentem,-eis que farei que venham, e adorem prostrados aos teus pés, e saibam que eu te amo.
Apocalipse 3.9
Pois quê? Somos melhores do que eles? De maneira nenhuma, pois já demonstramos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado
Romanos 3.9
Então Pedro, pondo-se em pé com os onze, levantou a voz e disse-lhes: Varões judeus e todos os que habitais em Jerusalém, seja-vos isto notório, e escutai as minhas palavras.
Atos 2.14
Saulo, porém, se fortalecia cada vez mais e confundia os judeus que habitavam em Damasco, provando que Jesus era o Cristo.
Atos 9.22