quarta-feira, 24 de agosto de 2011

O quinto , o sexto e o sétimo selo

           "Pela fé Abel ofereceu a Deus maior
           sacrifício que Caim, pelo qual alcançou
           testemunho de que era justo,dando Deus 
           testemunho de seus dons, e por ela, depois
           de morto, ainda fala."
                                          Hebreus 11:4

   A partir do quinto selo teremos uma série de revelações que nos mostram o quão profundos são propósitos    
 Deus. O Senhor revela claramente quais são os objetivos deste juízos que vêm sobre o Império Romano: a perseguição que faz contra a igreja militante.A história registra dez grandes perseguições movidas contra os cristãos pelos imperadores. Um período de perseguição na época de Diocleciano, ficou conhecido como "era dos mártires" . Para excitar contra os crentes o ódio da papulação, diziam que na cerimonia de  santa ceia era usado sangue de crianças. É deste tempo a construção das famosas catacumbas de Roma, lugar subterrâneo que os cristãos usavam para se reunir e sepultar seus mortos.
  O quinto selo traz à memória os que foram mortos pela espada do Império Romano pagão. A estes mártires é dito que repousem por um pouco de tempo, até que se completem o número de seus conservos irmãos que haviam de ser mortos como eles foram. Nos indica assim a profecia, mesmo depois da abertura deste selo, que ocorreriam outras perseguições no futuro , contra novos crentes, o que realmente aconteceu. Depois que o império Romano é cristianizado, surge o poder temporal dos papas. Novas tribulações são enfrentadas por nossos irmãos, completando assim o número dos mártires.
   No sexto selo ocorre um grande tremor na terra, mas veremos que não se trata do Armagedom ou da volta de Cristo. Os sinais descritos neste eventos, aponta a conversão de Constantino ao cristianismo e adoção oficial desta religião pelo império. Este fato mudou drasticamente a história do mundo ocidental, pois Roma passou a ter uma nova vestimenta: agora religiosa e cristã.
  Na abertura do sétimo selo e último, começam as sete trombetas. mas não falaremos dela aqui.
 O que acontece na abertura do quinto selo? Apocalipse 6:9-11
  E, havendo aberto o quinto selo, vi debaixo do altar as almas dos que foram mortos por amor da palavra de Deus e por amor do testemunho que deram.
  E clamavam com grande voz, dizendo: Até quando, ó verdadeiro e santo Dominador, não julgas e vingas o nosso sangue dos que habitam sobre a terra?
 E foram dadas a cada um compridas vestes brancas e foi-lhes dito que repousassem ainda um pouco de tempo, até que também se completasse o número de seus conservos e seus irmãos, que haviam de ser mortos como eles foram.
  Este selo trás à memória o santo dos mártires e a necessidade de retribuição a seus algozes. Isto quer dizer que o sangue dos santos, derramados pela mãos do tiranos, não esta esquecido diante de Deus. No momento certo os habitantes da terra e seus governantes, pagarão na justa medida o preço deste ato. é bom sabermos que os mártires estão bem enterrados , o altar em que João viu suas almas, trate-se do próprio lugar que morreram. O altar de Abel foi no campo, o de Cristo foi na cruz etc.
  Vamos esclarecer este negócio de sangue , pois sangue não fala, certo? os mártires que aparecem no quinto selo clamam como sangue de Abel. Isto não significa que sangue fala. Trata-se de uma metáfora, uma figura linguagem, que traduz para o nosso entendimento a força da morte de um servo de Deus.
  O que acontece na abertura do sexto selo?Apocalipse 6:12-17
  E, havendo aberto o sexto selo, olhei, e eis que houve um grande tremor de terra; e o sol tornou-se negro como saco de cilício, e a lua tornou-se como sangue;
  E as estrelas do céu caíram sobre a terra, como quando a figueira lança de si os seus figos verdes, abalada por um vento forte.
  E o céu retirou-se como um livro que se enrola; e todos os montes e ilhas foram removidos dos seus lugares.
   E os reis da terra, e os grandes, e os ricos, e os tribunos, e os poderosos, e todo o servo, e todo o livre, se esconderam nas cavernas e nas rochas das montanhas;
   E diziam aos montes e aos rochedos: Caí sobre nós, e escondei-nos do rosto daquele que está assentado sobre o trono, e da ira do Cordeiro;
   Porque é vindo o grande dia da sua ira; e quem poderá subsistir?
   Este selo trata da cristianização  do Império Romano inicia por Constantino. Quando um grande fato ocorre na história, a bíblia o compara ao dia do Senhor. Foi assim que aconteceu a tomada de Babilônia pelos medos, descrita em Isaías 13. Ali nos é dito que era chegado o dia do Senhor.
 o que acontece na abertura do sétimo selo?
pois é deste só sabemos que vem as trombetas, que também são sete. Que fica para uma outra postagem.
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça um comentário , assim poderemos conversar mais , ficarei muito feliz.