quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Os 4 primeiros selos

    "Porque assim diz o Senhor: O que será quando e eu
    houver os meus quatros maus juízos- a espada, a fome, 
   as feras nocivas e a peste - que eu realmente enviarei
  sobre Jerusalém, para arrancar dela homens e animais?" 
                                  Ezequiel 14: 21

 Deste os tempos do  Antigo Testamento, Deus executa seus juízos sobre as nações e reinos da terra. No ano que João escreveu o Apocalipse, o Império Romano entrava em sua idade áurea, quando mesmo atingiu sua maior expansão territorial e a paz universal imperava dentro das suas fronteiras.  Foram cem anos de grande prosperidade para o império.Tanto que a historiador  inglês Eduardo Gibbon, diz que este tempo foi o período mais feliz de toda história da raça humana.
  No entanto, tudo não passou de ilusão, pois logo após este século de grandeza. Roma começa a entrar em decadência e tem sua força debilitada por problemas econômicos e lutas internas. Logo após a idade áurea do império, dentro dos domínios romanos ocorre um fato que convencionalmente costuma-se chamar de anarquia militar. Nesta épocas de grandes guerras civis e disputa pelo poder, o império perdeu mais da metade da sua população e começou descambar para ruína.
  Nesta situação, se notificou chegadas de inúmeras peste e um aumento significativos de animais ferozes. Este conjunto de fatos fez com que o império se enfraquecesse e passasse a ser alvo de povos bárbaros que viviam além de suas fronteiras. A população das cidades se recolheram aos campos e a vida urbana começou a desaparecer.
   Quem estuda estes acontecimentos, pensa que se trata apenas de dados políticos e históricos, quando na verdade são juízos de Deus que tinha por objetivo minar a estrutura do império romano

.

               
    Primeiro selo:
o que representa o cavalo branco?Apocalipse 6:1,2.
    E, havendo o Cordeiro aberto um dos selos, olhei, e ouvi um dos quatro animais, que dizia como em voz de trovão: Vem, e vê.
E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer.
  Na bíblia cor branca é simbolo de vitoria (Apocalipse 3:4,5). Roma assumiu o domínio universal em 168a.C, mas o seu período conhecido com idade áurea teve início em 90d.C , o cavalo branco representa o império romano deste tempo.
  Pode o cavalo branco do primeiro selo ser Jesus? não. Quando Jesus aparece montado num cavalo branco em Apocalipse 19:11, a luta é seguida pelo milênio. No caso do Senhor, primeiro ocorre a batalha e depois vem a paz.Já no cavalo branco do primeiro selo, sua cavalgada é seguida por um período de guerras e derramamentos de sangue.

   segundo selo:
 O que representa o cavalo vermelho? Apocalipse 6: 3,4
 E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê.
E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada.

   Na bíblia a cor vermelha é simbolo de sangue ou derramamento de sangue(Isaías63:1-6). Dos anos 200 a 300, Roma viveu a anarquia militar.Neste cem anos de guerra civil, o império se debilitou.

  terceiro selo:
 o que representa o cavalo preto?Apocalipse 6:5,6
  E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer ao terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança na mão.
  E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho.
     A cor preta é símbolo de fome(lamentações 4:1-8). Após os cem anos de guerra civil, veio sobre Roma um longo período de fome. Não tendo dinheiro para investir, o governo passou a emiti-lo. Gerou com isto um processo inflacionário, cujo resultado foi o aumento dos preços e o empobrecimento da população. É neste contexto que entendemos o fato das mercadorias serem vendidas por peso.

    quarto selo:
 O que representa o cavalo amarelo?Apocalipse6:7,8
 E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê.  
 E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte; e o inferno o seguia; e foi-lhes dado poder para matar a quarta parte da terra, com espada, e com fome, e com peste, e com as feras da terra.  
     A cavalgado do cavalo amarelo tem por objetivo finalizar o que fez o segundo e o terceiro cavaleiro. As guerras civis do império romano foram seguidas por muita fome e um aumento enormes animais ferozes.
    Isto não é invenção . São fatos verídicos que podem se comprovados historicamente.


              

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça um comentário , assim poderemos conversar mais , ficarei muito feliz.