sábado, 5 de janeiro de 2013

A PORTA ORIENTAL (7ºestudo)


             Levantai, ó portas, as vossas cabeças; 
              levantai-vos, ó entradas eternas, 
               e entrará o Rei da Glória.
                                   Salmos 24:9

 Reedificada sempre sobre suas próprias ruínas  Jerusalém permanece a Cidade Eterna, símbolo da Nova Jerusalém que se há de estabelecer na consumação dos séculos. Segundo a tradição judaica, Jerusalém identifica-se com Salém do tempo de Abraão (Gênesis 14: 18-20), de onde o rei o sacerdote Melquisedeque. Cerca de mil anos antes de Davi, os jebuseus ocuparam o outeiro de Ofel, e os exércitos de Israel, sob Josué, não conseguiram expulsa-los dessa fortaleza.
  A vitória sobre os cananeus coube ao grande estadista Davi, que sentiu necessidade de uma capital mais no centro de seu reino. Durante este tempo, os limites de Jerusalém permaneceram inalterado, abrangendo só outeiro de Ofel. Davi trouxe para dentro da cidade a arca do Senhor e desejou contrair para ela um templo, mas esta obra estava reservada para seu filho Salomão.
  Opinam os eruditos que o monte Moriá, onde se edificou o santuário  seja o mesmo onde Deus provou Abraão ao pedir-lhe Isaque em sacrifício. Salomão, durante seu glorioso reinada, cercou de muros tanto o monte Moriá como também uma parte do monte Sião. As portas de Jerusalém ou portas de Sião se tornaram conhecidas em toda literatura do povo de Israel. São apresentadas de forma poética no livro de Salmos, enquanto ocupam lugar de destaque em algumas profecias. Dentre estas portas a mais famosa é a Porta Oriental. Construída no lado leste, olhando para o monte das oliveiras, esta porta atualmente se encontra fechada à espera do Messias, que conforme o pacto do reino, entrará na cidade por esta porta, afim de se assentar no trono de Davi. 
 Os árabes fecharam a porta porque um dele ficou ciente da profecia que o Messias entraria por ela, para reinar. mas tarde fizeram um cemitério em frente da porta, pois sabem "mitzvot"mandamentos dos judeus, que nem um sacerdote pode passar por cima de um lugar que a mortos enterrados, pois o poderá ficar imundo. Esta porta fica fechada a volta do Messias.
 Mas sabemos nós que quando Cristo vier haverá um terremoto e a porta abrirá.

Um comentário:

faça um comentário , assim poderemos conversar mais , ficarei muito feliz.