sexta-feira, 23 de setembro de 2011

O dom da palavra e sabedoria 2

                   " A lei do Senhor é perfeita, e refrigera a alma; 
                    o testemunho do Senhor é fiel, 
                      e dá sabedoria aos simples." Salmos 19:17


 Lucas 21:21-26
 21 Mas eis que a mão do que me trai está comigo à mesa.
22 Porque, na verdade, o Filho do homem vai segundo o que está determinado; mas ai daquele homem por quem é traído!
23 Então eles começaram a perguntar entre si qual deles o que ia fazer isso.
24 Levantou-se também entre eles contenda, sobre qual deles parecia ser o maior.
25 Ao que Jesus lhes disse: Os reis dos gentios dominam sobre eles, e os que sobre eles exercem autoridade são chamados benfeitores.
26 Mas vós não sereis assim; antes o maior entre vós seja como o mais novo; e quem governa como quem serve.
  Atos 6: 10
e não podiam resistir à sabedoria e ao Espírito com que falava.
  Surge uma situação difícil e perigosa para Jesus e, Ele tem que Sair dela. Era preciso dar uma resposta a seus inimigos. " Dai pois a César o que é de Cesar e a Deus o que é Deus" (Lc. 21?26). Jesus o dom da sabedoria para evangelizar. Aproveitou uma situação e pregou o evangelho a mulher samaritana ( Jo 4). Estêvão  também comprova que numa situação difícil o dom da sabedoria resolve problemas e cria dificuldade para o adversário .

  Jesus advertiu Seus discípulos que seriam levados diante das autoridades. Falar fluentemente é a grande preocupação de quem se encontra perante pessoas importantes, Mas Cristo disse aos Seus discípulos para não se preocuparem : "Porque o Espírito Santo vos ensinará na mesma hora o que deveis dizer"(Lc.12:12). De fato, com muita precisão , varias vezes se cumpriu o predito. O dom da sabedoria auxilia grandemente para interpretar e aplicar a palavra sagrada e entender o cumprimento das profecias.(Jo.19:33-37).

1Reis 3: 5-9
 

5 Em Gibeão apareceu o Senhor a Salomão de noite em sonhos, e disse-lhe: Pede o que queres que eu te dê.
6 Respondeu Salomão: De grande benevolência usaste para com teu servo Dai, meu pai, porquanto ele andou diante de ti em verdade, em justiça, e em retidão de coração para contigo; e guardaste-lhe esta grande benevolência, e lhe deste um filho, que se assentasse no seu trono, como se vê neste dia.
7 Agora, pois, ó Senhor meu Deus, tu fizeste reinar teu servo em lugar de Davi, meu pai. E eu sou apenas um menino pequeno; nao sei como sair, nem como entrar.
8 Teu servo está no meio do teu povo que elegeste, povo grande, que nem se pode contar, nem numerar, pela sua multidão.
9 Dá, pois, a teu servo um coração entendido para julgar o teu povo, para que prudentemente discirna entre o bem e o mal; porque, quem poderia julgar a este teu tão grande povo?

 Salomão começou seu reinado com fé no Senhor e amor a Ele. Orou pedindo sabedoria e um coração entendido. Deus se agradou do seu pedido e atendeu sua oração. O dom da sabedoria que Deus deu a Salomão, não era garantia de que ele andaria sempre em retidão. Devemos orar e vigiar para não perdermos o dom que recebemos de Deus. A palavra da sabedoria pode produzir renovação no entendimento, mudando a maneira de pensar e entender as coisas espirituais. O homem natural, que ainda não sofreu a transformação no entendimento, não pode entenderas coisas espirituais, pois essas lhe parecerem loucura.

  CONCLUSÃO

 Através da história do povo de Deus , tanto do Antigo e do Novo Testamento, sempre a palavra de sabedoria foi o suficiente para esclarecer, convencer, entender e salvar. Continuara sendo ainda em nossos dias, se compreendermos o seu valor para marcha e progresso da igreja e do evangelho do Reino de Deus.

tchau e até a próxima

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça um comentário , assim poderemos conversar mais , ficarei muito feliz.