sexta-feira, 16 de setembro de 2011

O dom da palavra e sabedoria

            "Ora, se algum de vós tem falta de sabedoria,
              peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não censura,
              e ser-lhe-á dada." Tiago 1:5

 O dom da sabedoria é uma mensagem vocal sábia, enunciada mediante a operação sobre natural do Espirito Santo. Tal mensagem aplica a revelação da Palavra de Deus ou a sabedoria do Espirito a uma situação ou problema especifico (At. 6:10; 15:13-22). Não se trata aqui da sabedoria comum de Deus, para o viver diário, que se obtém pelo diligente estudo e meditação nas coisas de Deus e na Sua Palavra, e pela oração ( Tiago 1:5,6).
  Esse dom proporciona, pela operação do espirito santo, visão e compreensão da profundidade da sabedoria Divina, ensinando a aplicá-la no trabalho e nas decisões no serviço do Senhor. Proporciona também, sabedoria para entender e transmitir o que esta revelado nas Escrituras Sagradas e as revelações da palavra da ciência e da sabedoria (Ef. 1:17).
  A palavra da sabedoria é a palavra que vem no momento exato para solucionar os problemas que estão afetando a vida espiritual do ouvinte, sem que o pregador ou o evangelista conheça qual é e  em que situação ele se encontra. São palavras que o Espirito Santo ensina(1Co. 2:13). Dessa maneira pode convencer; por isso o ganhador de almas é caracterizado com sábio (Pv. 11:30).
   O que é o dom da sabedoria? capacidade divina de aplicar a verdade espiritual com eficiência, satisfazendo uma necessidade dentro de um situação especifica. Como operou o dom de sabedoria nos servos de Deus em épocas distintas?
  Em José no Egito, (Gn. 41:25-31).Graças a interpretação foi possível uma preparação para enfrentar os anos difíceis. As palavras de José e o testemunho do rei confirmam que se tratou de uma interpretação divina (Gn. 41:16)
  Em Daniel na Babilônia, (Dn.2,4 e5). A impressão que se tem é que os acontecimentos na vida de Daniel foram seguidos um do outro. Fontes históricas nos informam que quando Daniel interpretou o primeiro sonho de Nabucodonosor (Dn.2), era ele sem dúvida, ainda muito jovem, com provavelmente 16 anos. Quando interpretou o segundo, estava por perto dos cinquenta anos (Dn. 4). Quando interpretou a miraculosa escrita na parede do palácio de Belsazar (Dn. 5), ele deveria ter, pelo menos, oitenta anos de idade. Temos em Daniel o exemplo de toda uma vida de benção para o Senhor!
  O dom da palavra sabedoria é muito importante para entender visões , sonhos, palavras e números misteriosos (Ap.17:9; 13:18).

   por enquanto é isso , mas tem mais ...... até lá

Nenhum comentário:

Postar um comentário

faça um comentário , assim poderemos conversar mais , ficarei muito feliz.